sexta-feira, maio 30, 2008

Menos agressão e mais saúde!

* Suíte da matéria anterior


Diferente do que muita gente pensa, os alimentos orgânicos são mais que apenas produtos sem agrotóxicos. A forma de produção agrícola, que envolve os recursos naturais como solo, água, plantas e animais, é feita para manter o equilíbrio na natureza e a harmonia com os seres humanos. Os fertilizantes sintéticos dão lugar aos fertilizantes naturais, como o adubo para enriquecer o solo e promover o crescimento das plantas, sendo eles, fezes de pássaros, galinhas e outros animais. Com isso, a agricultura agride menos a natureza, aos produtores e a nossa saúde.

Segundo a nutricionista Érika Menezes, as vantagens do consumo de alimentos orgânicos são muitas. “Eles cozinham mais rápido, não são minúsculos como é comum se pensar, têm uma duração maior que o convencional e, muitas vezes, custam mais barato. Além de conservar seus nutrientes na íntegra e não interromper a importantíssima cadeia alimentar da qual fazemos parte”, comentou.

Hoje, os produtos agrícolas comercializados não ficam restritos aos produtos hortifrutícolas convencionais. Frios, laticínios, cereais, estivas, pescados carnes e flores já podem ser encontrados no mercado. “Não só existem frutas e verduras. Carnes dos mais variados tipos estão chegando aos grandes supermercados e a grande vantagem é que os animais não são criados presos e sim soltos no pasto. Assim podem escolher o que comer, igual a nós humanos”, explicou a nutricionista. Érika ainda destacou que “quando os alimentos são processados, não é utilizado nenhum tipo de aditivo ou conservante sintéticos potencialmente cancerígenos, como o nitrito e nitrato, comumente utilizado em carnes de charque, de sol, bife”.

Favorecendo todos os lados, a produção orgânica é também muito importante para os agricultores. A ausência de agrotóxicos contribui para a melhoria da qualidade de vida, e estimula o desenvolvimento da Agricultura Familiar em Pernambuco, proporcionando mais emprego e renda aos trabalhadores da Mata e do Agreste. Em visita do ‘Nota Cidadã’ à Feira de Orgânicos do Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (Ceasa), pudemos observar a qualidade dos produtos e a boa aceitação dos consumidores.

Segundo o coordenador da Feira Orgânica da Ceasa, Manoel Joaquim de Araújo, “as feiras são importantes porque dão oportunidade a agricultura familiar, fortalecendo a reforma agrária e viabilizando a sustentabilidade junto com os produtos agrícolas”. Atualmente, são cerca de 60 barracas padronizadas que atendem a 150 agricultores toda quarta-feira, das 5h às 10h, na Ceasa.

Além da Ceasa, é possível encontrar os produtos em diversos bairros do Recife. Nas sextas-feiras, os agricultores ficam localizados em Boa Viagem (Av. Domingos Ferreira, das 6h às 10h), no Espinheiro (Rua Padre Silvino Guedes, das 7h às 12h), em Jiquiá (pátio da Justiça Federal, das 8h às 12h), entre outros. No sábado, os orgânicos podem ser adquiridos no Espaço Cultural Sítio da Trindade, das 5h às 12h.

3 comentários:

Anônimo disse...

Meninas...
parabéns pelo Blog, espero que continuem com o projeto. Ele ainda trará muitos frutos para vocês!!

Unknown disse...

Adorei a reportagem, ainda mais que está relacionada à nutrição e seus benefícios a saúde. Parabéns meninas!!
Raquel Coimbra

Anônimo disse...

Vale salientar uma maneira fácil de se verificar o uso do nitrito nas carnes como conservante químico. Basta observar a coloração das carnes. Elas ficam com aquela cor rósea, devido ao uso do NITRITO. CUIDADO!
Mais uma vez. PARABÉNS!
AROLDINHO