terça-feira, julho 01, 2008

Programação cultural de férias

* Pauta idealizada pelo Nota Cidadã

Nestas férias de julho, o público infanto-juvenil conta com uma ampla programação cultural de lazer. De segunda a sexta, das 8h às 17h, a Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco (BPE) oferece uma programação diversificada, que inclui oficinas de leitura, teatro, circo, contação de histórias, palestras e até sessão de cinema. As crianças vão poder mergulhar em um mundo de imaginação e conhecimento e, mesmo nas férias, não cessar o aprendizado.

A iniciativa visa estimular o hábito da leitura, usando as atividades para despertar o interesse dos jovens. É o que explica a gestora da biblioteca, Roberta Guedes: “Tudo é, sobretudo, um hábito cultural, que precisa realmente ser estimulado para se tornar hábito e atitude de vida. As nossas atividades estão voltadas para essa ação”.

Segundo a pesquisa ‘Retratos da leitura’ feita pelo Instituto Ibope em maio deste ano, a média de leitores brasileiros já é de 50 milhões, número que vem crescendo a cada ano. A pesquisa ouviu pessoas a partir de cinco anos de idade, e constatou que 55% dos entrevistados leram pelo menos um livro nos últimos três meses. A maior parte dos leitores são jovens, que geralmente tornam-se apaixonados pelos livros a partir da influência das mães.

A pesquisa mostra ainda que nos últimos oito anos, o índice de leitura dobrou, passou de menos de dois livros lidos por ano para 3,7. Mas, mesmo com o aumento do índice, o número de brasileiros que aprenderam a ler e a escrever e que têm dificuldade na compreensão de textos, ainda é grande. É o chamado analfabetismo funcional, que atinge a mais de 60% da população.

Nesse sentido, vários fatores contribuem para essa realidade. Como a baixa qualidade dos sistemas de ensino e a infra-estrutura deficiente que oferecem, a desvalorização e desmotivação dos professores e a ausência de leitura no cotidiano do brasileiro. “A importância dessa ação é justamente fazer com que o público passe a freqüentar mais esses espaços de leitura”, afirma Roberta Guedes.

Assim é essencial o estimulo à leitura dos jovens para o crescimento deles juntamente com o desenvolvimento do país. Roberta Guedes conclui destacando que “essa é a grande missão de um espaço cultural, principalmente de uma biblioteca pública, de uma sessão infantil, despertar o prazer pela leitura”. A programação está disponível no site da secretaria de educação www.educacao.pe.gov.br e também inclui atividades como exibição de filmes e exposições para adultos e pessoas da terceira idade.

2 comentários:

Ana Elisa Freire disse...

Existem muitas programações educativas para crianças fazerem durante as férias. Falta divulgação e, acima de tudo, incentivo dos pais para levá-los a esses lugares!

Anônimo disse...

Pelo menos alguma coisa boa organizada pelo governo. Essas ações são muito importantes, contribuem muito para o incentivo da leitura dos estudantes.