segunda-feira, junho 30, 2008

Animais: descaso por todos os lados

*Pauta idealizada pelo 'Nota Cidadã'


Paralelo à inauguração da primeira Delegacia de Meio Ambiente e de Infrações de Menor Potencial Ofensivo (Dimpo) do estado, na sexta-feira (27), é uma ironia relatar que na manhã do sábado (28) um cavalo amanheceu morto no cruzamento das ruas Ulisses Montarroyos e Antônio Carlos Zarzam, no bairro de Candeias, Jaboatão dos Guararapes. Ameaçando inalar mau cheiro e atrapalhando o trânsito, o animal ficou no local por horas até ser removido no final do sábado.

Ao serem procurados, os possíveis órgãos competentes a efetuar o serviço de remoção do animal ou informar a população quanto aos procedimentos corretos, não deram informações satisfatórias. Um órgão foi passando a responsabilidade para outro e assim por diante, sem terem certeza de qual é o verdadeiro responsável pelo serviço. Imagine a população!

Moradora da rua próxima ao local onde o cavalo amanheceu morto, a professora Valéria Tabosa não esconde a insatisfação com a falta de informação. “Entrei em contato com o Corpo de Bombeiros e me mandaram ligar para a prefeitura e saber o órgão que faz a remoção de animais em vias públicas, porque não é responsabilidade deles. Nem o telefone de contato eles sabiam informar.”

O órgão da prefeitura responsável seria o Centro de Controle de Zoonoses, mas ao entrarmos em contato fomos informadas que o centro trata de animais vivos, para cuidar da saúde deles. Já os animais mortos são responsabilidade da Empresa de Desenvolvimento de Jaboatão (Endeja). Confirmando ainda mais o descaso com o fato, durante todo o sábado a equipe de reportagem não conseguiu entrar em contato para cobrar a remoção do animal, tampouco para entrevistar o responsável pela Empresa.

De outro lado, o contato com a Dimpo também não rendeu bons resultados: a delegacia não tem expediente aos sábados. Ao tentar esclarecer a situação na manhã dessa segunda-feira (30), a equipe do ‘Nota Cidadã’ foi informada de que a finalidade da Dimpo “é checar se alguém está maltratando o animal e então se abrir um procedimento contra o agressor“. De qualquer forma, nos passaram contatos de ONGs que atuam nesse sentido: a ‘Associação de defesa do animal e do meio ambiente’ e a ‘Sociedade ecológica e de proteção aos animais’. Mais uma vez não conseguimos ser atendidas.

Não dá para aceitar o descaso dos órgãos e a falta de informação com que a população é obrigada a conviver. Como pode ser tão difícil entrar em contato com um serviço que é de nosso direito? A falta de responsabilidade social fica evidente e quem sofre com isso é a população, que acaba procurando meios para arcar com as obrigações dos órgãos públicos. Os jornais publicam quase diariamente matérias sobre maus-tratos aos animais, mas como pudemos observar o problema não pára por aí, vai muito além da irresponsabilidade dos donos dos animais, é um problema social.

* Endeja - Empresa de Desenvolvimento de Jaboatão – 3343 5549

* Associação de Defesa do Animal e Meio Ambiente – 3061 0071

* Sociedade Ecológica e de Proteção aos Animais - 3253 1986

3 comentários:

Anônimo disse...

Que absurdo! Foto pesada, mas que tem que ser mostrada. É uma pena o que nossos governantes fazem com nossos animais.
Mais uma vez Parabéns meninas.
ótima matéria

Anônimo disse...

As matérias estão cada vez melhores.
O comprometimento de vocês é algo extraordinário.
Muito bom garotas!

Anônimo disse...

é um absurdo tanto o descaso com animais, quanto com a população.

muito boa a matéria, dá gosto ler. parabéns!

Carolina Albquerque