quinta-feira, junho 05, 2008

1° Feira da Economia Feminista e Solidária recebe mulheres de todo o Estado

* Pauta idealizada pelo 'Nota Cidadã'


Durante séculos foi atribuído à mulher um estatuto de menoridade, exclusão social e de dependência familiar. Nas últimas décadas, esse modelo vem se acabando em todo o mundo e as mulheres estão ocupando domínios econômico, social, familiar, cultural e político. No Brasil, especialmente em Pernambuco, também não é diferente. Em conseqüência de todo esse avanço, mulheres assentadas da reforma agrária, agricultoras familiares, quilombolas, indígenas e trabalhadoras urbanas estão se reunindo na 1° Feira da Economia Feminista e Solidária de Pernambuco.


O evento está sendo realizado entre os dias cinco e oito de junho, na Estação Central do Metrô do Recife, no bairro de São José. É um espaço de divulgação e comercialização dos produtos agroecológicos, da economia solidária, de agroindústrias familiares e de artesanatos produzidos pelas mulheres. “Um evento como este contribui com a vida das trabalhadoras, dá mais visibilidade as atividades econômicas e apóia a agricultura camponesa, os movimentos sociais e a reforma agrária no estado”, afirmou a colaboradora da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Bethânia Mello.


Segundo a coordenadora do Programa Organização Produtiva de Mulheres Rurais, Patrícia Mourão, a feira não traz só o benefício das vendas, mas também “a possibilidade de discutir sobre tudo que é de interesse da mulher, como por exemplo, organização social, crédito, assistência técnicas, associativismo, além disso, falarão de suas experiências e como superam as dificuldades no dia-a-dia”. Serão realizados debates sobre temáticas da economia feminista e solidária e das políticas públicas direcionadas à organização produtiva de mulheres rurais e urbanas.


A feira é uma boa oportunidade para fazer o intercâmbio, conhecer melhor e ajudar na comercialização dessas mulheres. “A gente trouxe para vender na feira e divulgar, para conseguirmos vender mais. Na nossa região ainda temos muita dificuldade para vender”, declarou a trabalhadora Maria das Graças de Castro. Em Tracunhaem, Zona da Mata, Maria mantém com quatro amigas a mini fábrica ‘Flor de Canaã’, onde são produzidos doces, picolés, biscoitos, broas, polpas de fruta, entre outros.


Além de Maria, cerca de 150 mulheres estão dividindo 63 estandes montados na Estação do Metrô. Artesanatos para casa, bolsas feitas com palha de milho, hortaliças, produtos agroecológicos, ervas medicinais, comidas e bebibas típicas pernambucanas são alguns dos produtos que estão sendo comercializados. A feira do Recife é a primeira realizada em todo o país. Rio Grande do Norte e Pará são os próximos estados beneficiados. O evento faz parte do Programa de Organização Produtiva das Mulheres Trabalhadoras Rurais, lançado pelo Governo Federal em março deste ano.

PROGRAMAÇÃO DA FEIRA
06 de junho:
8h - Seminário “Economia feminista e solidária”
10h - Oficinas de formação e troca de experiência
14h – Visitação, comercialização e atividades culturais
18h - Visitação, comercialização e atividades culturais
7 de junho:
8h - Seminário “Políticas públicas de apoio à organização produtiva das mulheres rurais e urbanas”
10h - Oficinas de formação e troca de experiência
14h – Visitação, comercialização e atividades culturais
18h - Visitação, comercialização e atividades culturais
8 de junho:
7h- Feira Agroecológica
14h – Visitação, comercialização e atividades culturais
18h – Programação Cultural e Encerramento

3 comentários:

peixe beta disse...

Muito legal.
O blog e essa notícia são muito legais! Vcs estão de parabéns!

Anônimo disse...

Parabens garotas!
Ouvi a entrevista de vocês na radio hoje e me interessei pelo projeto, vim aqui e comprovei que é tudo de muita qualidade. Desejo que vocês continuem tendo este entusiamo e força, pois vocês vão longe.

Anônimo disse...

Ótima matéria...
A maior prova d q as mulheres, de fato, estão dominando tudo (e com qualidade, atitude e um charme q eh só de vcs têm...kkkkk) é este Blog! Organizado e mantido por esses exemplos de "nova mulher".

Bjoooss!!!

PARABÉNS!!!