segunda-feira, junho 02, 2008

Os mais reciclados do Brasil

* Suíte da matéria anterior
- Latas de Alumínio
Taxa de Reciclagem: 94%
Para onde vai: produção de novas latas de alumínio e autopeças
Benefício: Em 2006, as 140 mil toneladas reaproveitadas significaram uma economia de 2mil gigawatts, o suficiente para abastecer de energia o estado do Ceará durante um ano.

- Papelão
Taxa de Reciclagem: 77%
Para onde vai: confecção de caixas de papelão
Benefício: A versão reciclada consome cinqüenta vezes menos água limpa e metade da energia gasta na produção de uma caixa nova.

- Garrafas PET
Taxa de Reciclagem: 50%
Para onde vai: metade serve à fabricação de fibras de poliéster e o restante vai para a produção de tubos, laminados e resinas para a indústria química. Benefício: previne o grave problema da lotação dos aterros sanitários.

- Papel
Taxa de Reciclagem: 50%
Para onde vai: novas folhas de papel, produção de papel-toalha, guardanapo e papel higiênico
Benefício: Cada tonelada de papel reciclado evita o corte de vinte árvores.

- Vidro
Taxa de Reciclagem: 46%
Para onde vai: produção de mais garrafas, composição de asfalto e fabricação de espuma
Benefício: Só em 2006, foram poupadas 400mil toneladas de minerais. (Fonte: Cempre)

O perigo do óleo de cozinha

- 1 litro de óleo de cozinha polui 1 milhão de litros de água.

- Para reciclar: Você pode colocar o óleo em garrafas PET e, no caso dos moradores do Recife, contatar a Emlurb pelo telefone 3232.1070. Outra opção é verificar instituições que possuem esse tipo de reciclagem.

- Para onde vai: O óleo usado pode ser usado nas fábricas de sabão e na produção do biodiesel.

O que fazer com:

- Baterias, Pilhas e Telefones Celulares: Normalmente as embalagens trazem telefones de serviço de atendimento que podem informar onde existem postos de coleta. Os fabricantes de celulares e as operadoras geralmente oferecem caixas coletoras de aparelhos usados e baterias nas lojas autorizadas e revendedoras.

- Lâmpadas: O ideal é que as fluorescentes, que podem ser recicladas, sejam separadas num lixo à parte, porque os catadores podem se ferir com os cacos de vidro. As lâmpadas incandescentes não podem ser recicladas e podem ser jogadas no lixo comum, já que não trazem efeito nocivo ao meio-ambiente.

- Eletrônicos: Computadores, hardware, cartuchos, câmeras digitais – Os consumidores devem consultar os mais para saber como descartar corretamente e verificar se a empresa mantém algum programa de reciclagem. Fonte: Agência O Globo e Cempre.

Dicas de reciclagem:

- O lixo reciclado deve ser separado do orgânico, já que, além de facilitar o trabalho dos catadores, materiais como papel podem ser inutilizados

- As embalagens dos alimentos e produtos de higiene e beleza devem ser lavadas.

O que não adianta:

- Não vale a pena separar o lixo seco por tipo de material, já que os catadores e cooperativas vão fazer uma triagem de qualquer forma.

- O processo de reciclagem não é facilitado quando latas e garrafas PET são amassadas; também não adianta desmontar embalagens longa-vida.

*Fontes do Diario de Pernambuco
, Cempre e Emlurb.

2 comentários:

Vanessa Cortez disse...

Sugestao: Meninas, eu assisti ha algum tempo na Tv Cultura uma materia sobre reciclagem de oleo usado. Na materia aparecia todo o procedimento feito para a transformacao desse oleo em sabao...do recolhimento ao produto final. Essa materia foi gravada em uma cidade de Sao Paulo, e o recolhimento e producao do sabao era feito pela prefeitura da mesma cidade. Como achei interessante, procurei saber se em Recife havia alguma instiuicao que fizesse o mesmo. Nao encontrei nada a respeito. Se voces souberem, por favo, postem aqui no site e coloquem as informacoes como endereco e telefone, porque conheco muitas pessoas que ja guardam o oleo usado em conteiners, mas nao sabem o que fazer depois. Obrigada! (desculpa pela falta de acentos, nao consigo colocar aqui).

Anônimo disse...

o comentario `miss louise` foi de: Vanessa Cortez(pek) =P