domingo, junho 08, 2008

Catadores da dignidade

* Pauta idealizada pelo 'Nota Cidadã'
O aterro da Muribeca e de Camaragibe são sinônimos de sujeira, mal cheiro e lixo, mas esses dois lugares insalubres são a esperança de centenas de famílias que sobrevivem da coleta de resíduos como vidro, papel e plástico. Érica de Lima e Marissol Oliveira são ex-catadoras e há cerca de um ano fundaram a 'Associação Catadores da Dignidade' – CAD, após receberem capacitação da ONG Cempre, em parceria com a prefeitura do município de Camaragibe. Na ocasião foram capacitados 60 catadores do aterro local. Inicialmente, a associação era formada por famílias que trabalhavam no aterro de Camaragibe e estavam dispostas a abandonar a vida no lixão.

Atualmente, a associação enfrenta muitas dificuldades. A casa que serve de sede para a instituição foi alugada pela prefeitura, mas o aluguel não é pago há dois meses e o salário que recebem não é suficiente para cobrir as despesas com alimentação, pois ganham em média R$150,00 por mês. Consequentemente alguns catadores voltaram para o lixão, porque o desgaste físico é menor, já que não precisam andar para conseguir os materiais, além do retorno financeiro ser maior.

Marissol Oliveira, secretária da Associação, para chegar no trabalho às 6h precisa acordar todos os dias às 4h30 da manhã, pois não tem dinheiro para pagar a passagem e a única solução é ir andando de Igaraçu até Camaragibe. “É comum eu e outros catadores irmos trabalhar sem comer. Passamos o dia carregando carroça pesada e só comemos a noite. Não adianta comer no almoço porque ao chegarmos em casa continuamos com fome e o dinheiro mal dá para pagar as contas,” declarou.

Além da coleta que fazem nas ruas, os 'catadores da dignidade' também sobrevivem de doações que variam desde materiais próprios para a reciclagem doados por algumas empresas, até roupas e alimentos. Caso você queira colaborar, a associação fica em Camaragibe, na rua Damião Pedro da Cruz, nº 127, no bairro do Timbi, ou pelo telefone (081) 8827-8234 .

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela entrevista de sexta feira! Muito bom o trabalho de vocês!

Anônimo disse...

Lixo é realmente um problema nesta cidade. Continuem abordando temas importantes como este.

Sucesso à todas.

Renata Gabrielle disse...

Parabéns, meninas! Li a reportagem sobre o blog no Diario de Pernambuco. Vocês merecem porque investiram no trabalho mostrando que um novo jornalismo é possível. Dar visibilidade à notícias que não tiveram a devida atenção pelos profissionais da imprensa está se mostrando uma boa idéia e está tendo o reconhecimento da própria imprensa. Fico orgulhosa por vocês. Sucesso no projeto!
Beijos

Anônimo disse...

Muito bom! Parabéns pela iniciativa. Vocês são excelentes profissionais!!

Sempre passo aqui para ver as novidades!

Um grande abraço,
André