quinta-feira, junho 19, 2008

Há coisas bem mais importantes

Nota publicada na Folha de Pernambuco
Edição de terça-feira, 10 de junho de 2008

Que reforma é essa? - Freqüentador diz que a reforma, na Biblioteca Estadual de Presidente Castello Branco, no 13 de Maio, constou apenas de rampas de acesso e corrimão. Os vidros estão trincados, cadeiras e janelas quebradas e banheiros imundos.

Fundada na administração do Conde da Boa Vista, a Biblioteca Estadual de Presidente Castello Branco mudou-se para o atual prédio, na rua João Lira, no bairro de Santo Amaro, em 1975 e, desde a mudança, por apresentar vários problemas físicos, como infiltrações, vive em constantes reformas. Na mais recente, o piso e as rampas de acesso aos cadeirantes foram restaurados e a fachada pintada.

Segundo Erilene Parísio, diretora responsável pelo atendimento ao público, várias equipes de manutenção já analisaram a estrutura do edifício, mas os problemas no telhado persistem e não são resolvidos. “Essa reforma ainda não terminou, sempre há coisas a fazer. Entre os nossos próximos projetos está a compra de equipamentos de informática, o aumento do acervo circulante e da quantidade de livros infantis”, comentou.

Outra preocupação da direção é com a qualidade no atendimento ao público que fica cada vez mais exigente. “Infelizmente não depende de nós, pois a equipe da Secretaria de Educação não dá conta da demanda de trabalho, porque além da biblioteca existe toda a rede de escolas estaduais para eles cuidarem. No momento estamos lutando para conseguir a climatização do prédio”, afirmou.

A estudante Maira Soares, freqüenta a biblioteca na época das provas do colégio e faz críticas à estrutura do local. “Passo horas estudando aqui dentro e fico com dores nas costas, as cadeiras são muito duras”. De acordo com a freqüentadora, a direção deveria investir em cadeiras e mesas de estudo mais adequadas e não apenas em pinturas e construção de rampas. Quanto a manutenção dos banheiros, citados na nota, a diretora afirmou que a limpeza é feita constantemente, entretanto os usuários não zelam pelo patrimônio e destroem o local que é de uso público.

Hoje existe um acervo de aproximadamente 100 mil livros distribuídos nos dois andares do prédio. No térreo encontra-se o acervo circulante, os livros infantis e de ensino fundamental. Já no andar superior estão os livros de ensino médio e uma sala reservada aos que estudam para concurso público, pois a administração do local adquire apostilas especializadas nesta área e as disponibilizam.

O prédio, atualmente, recebe cerca de 1500 visitantes por dia, tendo um aumento significativo, dessa quantidade, em épocas de prova. A Bilbioteca Pública Estadual Presidente Castello Branco, fica na rua João Lira, no bairro de Santo Amaro, próximo ao Parque 13 de maio.

*A equipe do Nota Cidadã não foi autorizada pela direção da biblioteca à tirar fotos do local.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente as "reformas " feitas naquela biblioteca são muito superficiais...

Um outro detalhe eh q a placa em frente a biblioteca informando o valor das obras ñ informa corretamente o prazo da refroma, se eu ñ me engano isto é proibido pelo Ministério Público q diz q o governo deve informar a data de início e entrega das obras!